CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: CAMINHOS PELA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5392Palavras-chave:
Contextualização; Resolução de problemas; Ensino-Aprendizagem-Avaliação; Formalização dos conteúdosResumo
Este estudo buscou compreender como a etapa 9, referente à formalização do conteúdo matemático da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, pode articular-se de maneira significativa com a contextualização de problemas, favorecendo a construção dos significados dos números racionais pelos alunos e ampliando as possibilidades de integração entre o trabalho investigativo e a sistematização conceitual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, que investigou os caminhos da contextualização das atividades matemáticas apoiado em diversos autores que discutem esses temas. O estudo realizado permitiu identificar dois caminhos da contextualização das atividades matemáticas e possíveis articulações com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação. Como encaminhamento, propomos um esquema para a contextualização dos problemas matemáticos desenvolvidos em sala de aula, a partir da realidade, ou do cotidiano dos alunos, ou de outras áreas de conhecimento. Este retorno para a contextualização inicial, possibilita a construção de novos conhecimentos matemáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 VIDYA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









