v. 29 n. 1 (2009)

Editorial

Compreender a época em que vivemos, a par de suas variadas nomeações e respectivas implicações políticas, como fragmentada, marcada por incertezas e troca de valores não deve nos levar a concepções pessimistas ou otimistas tout court. O que se impõe, acreditamos, é a necessidade de pensarmos e agirmos para além do reconhecimento das mazelas que nos atingem em termos e tempos globais.

Enquanto educadores, precisamos encarar os desafios que se apresentam, reafirmando o papel da educação para que se efetivem mudanças positivas, considerando a dimensão formal do conhecimento e a dimensão necessariamente subjetiva de todo saber científico.

De diferentes formas, os textos aqui reunidos contemplam essa perspectiva: a necessidade de questionarmos, a partir do acompanhamento das diferentes trajetórias de docentes da universidade pública e privada, o processo de formação dos professores do ensino superior, como apontam Silvia Maria de Aguiar Isaia e Andréia de Mello Buss de Castro; a relevância do modelo construtivista para as pesquisas na área de Ciências Sociais e, especialmente, no campo da educação, conforme abordagem de João Manoel Roratto; a discussão sobre estudos em educação matemática baseados na História Cultural, de acordo com Antonio Vicente Marafioti Garnica; a importância das concepções de ciência na licenciatura, na perspectiva de Lenir Basso Zanon, Clarinês Hames, Tânia Regina Tiecher e Aniara Ribeiro Machado; a apresentação de critérios para a seleção de livros didáticos, por Nilton Nogueira Wille, Priscila da Rosa Braga e José Vicente Lima Robaina; o papel do professor enquanto sujeito atuante e crítico em uma aproximação interessante com o papel do escritor na sociedade, como na trajetória literária de Mario Benedetti, na perspectiva de Mariana Ferreira González; a importância da mídia nas práticas formativas, exemplificada pela análise de crônicas que questionam a representação feminina, conforme pesquisa de Sibila Rocha, Silvia Niederauer e Vera Elizabeth Prola Farias.

Compõe, ainda, este volume, uma resenha crítica sobre o livro Imagens de professores organizado pela professora Valeska Fortes de Oliveira, que se dirige, segundo os autores, a todos os que acreditam no potencial da escola e do professor e que “buscam contribuir na construção de repertórios de saberes necessários ao profissional da educação”.

Temos, assim, a grata satisfação de dividir, com nossos leitores, esta dimensão desafiadora do pensar e do fazer em educação, escapando-se do pessimismo ou otimismo simplista, seguindo-se nossa reflexão inicial. E, sobretudo, agradecemos a todos e a todas que permitiram a realização de mais este significativo número da Revista Vidya.

Profª. Dr. Inara de Oliveira Rodrigues

Editora

Publicado: 2015-04-16