AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Autores

  • Nilton Nogueira Wille
  • Priscila da Rosa Braga
  • José Vicente Lima Robaina

Resumo

Neste trabalho, apresentamos um roteiro simples e específico com o objetivo de apoiar profissionais da área de educação durante a avaliação de livros didáticos, considerados um importante instrumento utilizado no embasamento para a construção do conhecimento. Essa proposta de avaliação do material didático fundamenta-se em quatro fatores, sendo o primeiro relacionado aos aspectos conceituais, metodológicos, a etnias e à integridade do aluno; o segundo, à gramática e à clareza de conceitos, ao estimulo a leituras elementares e à coerência entre os conceitos e os exercícios; o terceiro fator relaciona-se ao contexto pedagógico do livro, enfocando-se propostas de projetos de pesquisa e trabalhos extraclasse; e o quarto fator refere-se à perspectiva geral da proposta didática, a como o autor monta a estrutura do conhecimento por meio de sua obra. Como principais resultados, observamos que, enquanto educadores, temos a obrigação de proporcionar a transição do aluno da condição de objeto para a de sujeito, ou seja, levá-lo a pensar e a refletir sobre o mundo que o cerca e sua posição como estudante e cidadão, motivando, dessa forma, um posicionamento inquisitivo e um olhar indagador da vida e da sociedade.  Esse processo implica em se reconhecer que o livro didático tem um peso muito grande em nosso sistema de ensino e que os professores devem ser avaliadores conscientes de seu papel de mediadores na qualificação dos materiais de ensino.

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Publicado

2009-04-16

Edição

Seção

Artigos