AVALIAÇÃO DE LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Nilton Nogueira Wille, Priscila da Rosa Braga, José Vicente Lima Robaina

Resumo


Neste trabalho, apresentamos um roteiro simples e específico com o objetivo de apoiar profissionais da área de educação durante a avaliação de livros didáticos, considerados um importante instrumento utilizado no embasamento para a construção do conhecimento. Essa proposta de avaliação do material didático fundamenta-se em quatro fatores, sendo o primeiro relacionado aos aspectos conceituais, metodológicos, a etnias e à integridade do aluno; o segundo, à gramática e à clareza de conceitos, ao estimulo a leituras elementares e à coerência entre os conceitos e os exercícios; o terceiro fator relaciona-se ao contexto pedagógico do livro, enfocando-se propostas de projetos de pesquisa e trabalhos extraclasse; e o quarto fator refere-se à perspectiva geral da proposta didática, a como o autor monta a estrutura do conhecimento por meio de sua obra. Como principais resultados, observamos que, enquanto educadores, temos a obrigação de proporcionar a transição do aluno da condição de objeto para a de sujeito, ou seja, levá-lo a pensar e a refletir sobre o mundo que o cerca e sua posição como estudante e cidadão, motivando, dessa forma, um posicionamento inquisitivo e um olhar indagador da vida e da sociedade.  Esse processo implica em se reconhecer que o livro didático tem um peso muito grande em nosso sistema de ensino e que os professores devem ser avaliadores conscientes de seu papel de mediadores na qualificação dos materiais de ensino.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v29i1.318

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.