v. 33 n. 1 (2013)

Editorial

A revista Vidya está chegando novamente até nossos leitores, desta feita com oito artigos diversificados tanto em temas quanto em suas origens. Isto demonstra que ela está cada vez mais consolidada entre educadores brasileiros, por estar no Qualis, ser indexada e apresentar artigos de pesquisa subscritos por renomados pesquisadores.

O primeiro artigo trata de uma pesquisa realizada com professores de Matemática em uma oficina envolvendo conteúdos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver argumentação na construção de significados matemáticos em atividades de geometria, intermediadas por softwares gratuitos. Concluíram haver evidências que nas atividades realizadas com os professores, os questionamentos que conduziram à argumentação, ao diálogo, à troca de informações e à complementação de ideias enriqueceram os encontros, ampliando e aprofundando a discussão dos conceitos. No segundo artigo, a autora apresenta uma discussão de como ocorrem as relações entre linguagem e pensamento matemático. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscou verificar quais contribuições têm sido dadas à Educação Matemática, possibilidades e limitações quanto ao uso deliberado da linguagem em sala de aula.

No terceiro artigo, apresenta-se um relato parcial de uma pesquisa que analisou o uso do quadro-negro e da informação de jornais para o estudo de porcentagem no Ensino Médio na Educação de Jovens e Adultos no Chile. A metodologia da pesquisa foi a Engenharia Didática e comprovou que a forma como a informação, oriunda de jornais e utilizada pelo professor, é um fator importante para jovens e adultos elaborarem conexões do conteúdo matemático com os contextos sociais. Com relação ao uso do quadro, as autoras concluíram que essa deve ser uma estratégia inicial na direção de uma prática pedagógica centrada no aluno. A estatística é abordada no quarto artigo em uma pesquisa realizada em projeto de Educação Infantil que buscou analisar a forma como as crianças problematizam, elaboram instrumentos, coletam e analisam dados. Como alunos do Ensino Fundamental de 13 anos de idade podem fazer uso de recursos tecnológicos para a construção de novos conhecimentos envolvendo a Estocástica, foi o que os autores se propuseram a investigar no Ensino Fundamental e, no Médio, observaram o desenvolvimento dos alunos em projetos estatísticos em ambientes de Modelagem Matemática.

Uma experiência nos anos iniciais em aulas de Matemática foi o tema do estudo apresentado no quinto artigo. Os autores investigaram como alunos de um quarto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Paraná lidam com questões abertas de Matemática. Buscaram informações a respeito do raciocínio dos alunos bem como reflexões sobre a prática docente. O sexto artigo trata de uma pesquisa-ação realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do estado de São Paulo a respeito da poluição causada por resíduos fósseis. Os registros escritos e orais revelaram a mobilização de recursos cognitivos, procedimentais e atitudinais dos alunos para favorecer uma Educação Ambiental.

A Física Moderna é tratada no 7º artigo, no qual seus autores elaboram um estudo comparativo entre livros de Física, disponibilizados no Plano Nacional do Livro do Ensino Médio 2009 e Plano Nacional do Livro Didático 2012, com relação a esse conteúdo. Concluíram que os livros didáticos vêm explorando cada vez mais o conteúdo, de forma prática, aprimorando seu tratamento. Para finalizar a edição, o último artigo, também envolvendo o ensino de Física e análise de livros didáticos, apresenta um histórico do ensino de Ciências no país, bem como a formação docente sobre o tema Astronomia a fim de que possa ser desenvolvido na escola.

Acreditamos que os artigos desta edição muito têm a contribuir com nossos leitores, especialmente com as sugestões aos professores para suas salas de aula. Além disso, podem ser utilizados para novas pesquisas relacionadas aos temas aqui apresentados. Desejamos a todos uma excelente leitura.

Prof. Dr. José Carlos Pinto Leivas

Editor

Publicado: 2015-04-06