FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM CONTRAPONTO ENTRE O PNLEM 2009 E O PNLD 2012

Joelma Rzatki Maximiano, Leonel Cardoso, Lucas Dominguini

Resumo


A Física tem contribuído diretamente na materialização dos avanços científicos e tecnológicos, principalmente com os resultados de pesquisas relacionados à Física Moderna e contemporânea. Entretanto, a inserção dos conteúdos de Física Moderna no Ensino Médio não tem acompanhado esse desenvolvimento de forma satisfatória. Com relação a isto, justifica-se a atualização nos currículos devido à necessidade de se formar um cidadão participativo, consistente e que entenda o mundo criado pelo homem atual. Este fator tem levado a um crescente número de estudos e pesquisas a respeito da inserção da Física Moderna no Ensino Médio. Nesse contexto, no presente trabalho, faz-se uma análise comparativa entre os livros de Física disponibilizados pelo PNLEM 2009 e PNLD 2012, no que tange o conteúdo Física Moderna. Notou-se que os autores vêm explorando cada vez mais o campo da Física Moderna nos livros didáticos, inserindo-os de forma prática, informações que cessam as curiosidades dos alunos sobre equipamentos e outros objetos da atualidade. Conclui-se que o tratamento de Física Moderna no Ensino Médio vem sendo aprimorado e os autores vêm evoluindo seus livros.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.37781/vidya.v33i1.248

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.