FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM CONTRAPONTO ENTRE O PNLEM 2009 E O PNLD 2012

Autores

  • Joelma Rzatki Maximiano
  • Leonel Cardoso
  • Lucas Dominguini

Resumo

A Física tem contribuído diretamente na materialização dos avanços científicos e tecnológicos, principalmente com os resultados de pesquisas relacionados à Física Moderna e contemporânea. Entretanto, a inserção dos conteúdos de Física Moderna no Ensino Médio não tem acompanhado esse desenvolvimento de forma satisfatória. Com relação a isto, justifica-se a atualização nos currículos devido à necessidade de se formar um cidadão participativo, consistente e que entenda o mundo criado pelo homem atual. Este fator tem levado a um crescente número de estudos e pesquisas a respeito da inserção da Física Moderna no Ensino Médio. Nesse contexto, no presente trabalho, faz-se uma análise comparativa entre os livros de Física disponibilizados pelo PNLEM 2009 e PNLD 2012, no que tange o conteúdo Física Moderna. Notou-se que os autores vêm explorando cada vez mais o campo da Física Moderna nos livros didáticos, inserindo-os de forma prática, informações que cessam as curiosidades dos alunos sobre equipamentos e outros objetos da atualidade. Conclui-se que o tratamento de Física Moderna no Ensino Médio vem sendo aprimorado e os autores vêm evoluindo seus livros.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

Maximiano, J. R., Cardoso, L., & Dominguini, L. (2013). FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS: UM CONTRAPONTO ENTRE O PNLEM 2009 E O PNLD 2012. VIDYA, 33(1), 19. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/248

Edição

Seção

Artigos