A ARGUMENTAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SUSCITADA PELO USO DE SOFTWARES DINÂMICOS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS

Autores

  • Nilce Fátima Scheffer
  • Pietra Pasin

Resumo

Neste ar tigo apresenta-se um estudo realizado apar tir de uma pesquisa, por meio da qual teve-se porobjetivo investigar a argumentação de professoresde Matemática do Ensino Fundamental e Médio. Arevisão teórica é composta por uma reflexão acerca daimportância de incentivar e valorizar a argumentaçãona discussão de conceitos matemáticos, comopropriedades dos triângulos equiláteros e soma dosângulos internos de quadriláteros. A coleta de dadosocorreu a par tir da filmagem de oficinas realizadascom professores de Matemática, nas quais foramrealizadas atividades para as séries finais do EnsinoFundamental e também para o Ensino Médio, coma utilização de softwares gratuitos. Os resultadosapontam a possibilidade de evidenciar o papelda argumentação na construção de significadosmatemáticos no processo de ensino e aprendizagem.Nas atividades realizadas com professores, osquestionamentos que conduziram a argumentação, odiálogo, a troca de informações e a complementaçãode ideias enriqueceram os encontros, ampliando eaprofundando a discussão dos conceitos.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

Scheffer, N. F., & Pasin, P. (2013). A ARGUMENTAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SUSCITADA PELO USO DE SOFTWARES DINÂMICOS: CONSTRUINDO SIGNIFICADOS. VIDYA, 33(1), 9. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/242

Edição

Seção

Artigos