EM DIREÇÃO À TRANSPARÊNCIA DO USO DO QUADRO-NEGRO E DA INFORMAÇÃO DE JORNAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO CHILE

Autores

  • María Alicia Venegas Thayer
  • Claudia Coelho de Segadas Vianna

Resumo

Este artigo é um relato parcial de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o uso do quadro-negro e da informação de jornal, através do planejamento e experimentação de uma sequência didática para o estudo de porcentagem no ensino médio da Educação de Adultos no Chile. O estudo foi realizado sob a perspectiva de recurso-em-uso e de transparência (ADLER, 2000), adotando a engenharia didática como metodologia de pesquisa. A análise mostrou que a  forma como a informação de jornal é utilizada pelo professor é um fator relevante para que os estudantes jovens e adultos realizem uma conexão entre os contextos das notícias e a porcentagem como conteúdo matemático escolar. Quanto ao uso do quadro-negro, a estratégia adotada permitiu compartilhar as resoluções e respostas dos alunos, sejam estas certas ou erradas. No entanto, essa estratégia deve ser considerada como um primeiro passo na direção de uma prática pedagógica centrada no aluno.

Downloads

Publicado

2013-04-06

Como Citar

Thayer, M. A. V., & de Segadas Vianna, C. C. (2013). EM DIREÇÃO À TRANSPARÊNCIA DO USO DO QUADRO-NEGRO E DA INFORMAÇÃO DE JORNAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO CHILE. VIDYA, 33(1), 17. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/244

Edição

Seção

Artigos