EM DIREÇÃO À TRANSPARÊNCIA DO USO DO QUADRO-NEGRO E DA INFORMAÇÃO DE JORNAL: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE ADULTOS NO CHILE

María Alicia Venegas Thayer, Claudia Coelho de Segadas Vianna

Resumo


Este artigo é um relato parcial de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o uso do quadro-negro e da informação de jornal, através do planejamento e experimentação de uma sequência didática para o estudo de porcentagem no ensino médio da Educação de Adultos no Chile. O estudo foi realizado sob a perspectiva de recurso-em-uso e de transparência (ADLER, 2000), adotando a engenharia didática como metodologia de pesquisa. A análise mostrou que a  forma como a informação de jornal é utilizada pelo professor é um fator relevante para que os estudantes jovens e adultos realizem uma conexão entre os contextos das notícias e a porcentagem como conteúdo matemático escolar. Quanto ao uso do quadro-negro, a estratégia adotada permitiu compartilhar as resoluções e respostas dos alunos, sejam estas certas ou erradas. No entanto, essa estratégia deve ser considerada como um primeiro passo na direção de uma prática pedagógica centrada no aluno.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


OUTRAS PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE FRANCISCANA

 

Artes, Letras e ComunicaçãoCiências da SaúdeCiências HumanasCiências Naturais e Tecnológicas

Ciências Sociais AplicadasThaumazeinVidya

 

INDEXADA EM

 

 

Os artigos publicados não expressam necessariamente a opinião da revista e são de responsabilidade exclusivados autores.


Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.