O USO DA LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ACESSO E APOIO AO PENSAMENTO MATEMÁTICO
Resumo
A relação entre pensamento e linguagem é uma discussão antiga na psicologia. Contudo, as investigações sobre as possíveis interferências da linguagem sobre o pensamento permanecem na atualidade e têm recebido especial atenção de estudiosos da área da educação matemática. As pesquisas têm indicado que o uso intencional da linguagem em sala de aula pode esclarecer formas de pensar dos estudantes ou modificar o seu pensamento. A proposta do presente artigo é discutir como as relações entre linguagem e pensamento, especificamente entre linguagem e pensamento matemático, têm sido tratadas na literatura e que contribuições tais estudos têm trazido para a educação matemática. Possibilidades e limitações quanto ao uso deliberado da linguagem em sala de aula são discutidas.Downloads
Publicado
06.04.2013
Como Citar
Cruz, M. S. S. (2013). O USO DA LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ACESSO E APOIO AO PENSAMENTO MATEMÁTICO. VIDYA, 33(1), 11. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/243
Edição
Seção
Artigos