O USO DA LINGUAGEM COMO FERRAMENTA DE ACESSO E APOIO AO PENSAMENTO MATEMÁTICO
Resumen
A relação entre pensamento e linguagem é uma discussão antiga na psicologia. Contudo, as investigações sobre as possíveis interferências da linguagem sobre o pensamento permanecem na atualidade e têm recebido especial atenção de estudiosos da área da educação matemática. As pesquisas têm indicado que o uso intencional da linguagem em sala de aula pode esclarecer formas de pensar dos estudantes ou modificar o seu pensamento. A proposta do presente artigo é discutir como as relações entre linguagem e pensamento, especificamente entre linguagem e pensamento matemático, têm sido tratadas na literatura e que contribuições tais estudos têm trazido para a educação matemática. Possibilidades e limitações quanto ao uso deliberado da linguagem em sala de aula são discutidas.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









