CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: CAMINHOS PELA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5392

Palavras-chave:

Contextualização; Resolução de problemas; Ensino-Aprendizagem-Avaliação; Formalização dos conteúdos

Resumo

Este estudo buscou compreender como a etapa 9, referente à formalização do conteúdo matemático da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, pode articular-se de maneira significativa com a contextualização de problemas, favorecendo a construção dos significados dos números racionais pelos alunos e ampliando as possibilidades de integração entre o trabalho investigativo e a sistematização conceitual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, que investigou os caminhos da contextualização das atividades matemáticas apoiado em diversos autores que discutem esses temas. O estudo realizado permitiu identificar dois caminhos da contextualização das atividades matemáticas e possíveis articulações com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação. Como encaminhamento, propomos um esquema para a contextualização dos problemas matemáticos desenvolvidos em sala de aula, a partir da realidade, ou do cotidiano dos alunos, ou de outras áreas de conhecimento. Este retorno para a contextualização inicial, possibilita a construção de novos conhecimentos matemáticos.

Biografia do Autor

Eli Ferreira dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Professor de matemática da rede Estadual de Educação de São Paulo, Doutorando no Ensino de Ciências e Matemática e Mestre no Ensino de Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Cruzeiro do Sul, especialista em Ciência e Tecnologia pela UFABC, especialista no ensino da matemátaica pela UNICAMP,  Pedagogia pela Universidade catolica de Brasilia, Pedagogia para o Ensino Médio Tecnico no IFSP, trabalha com a formação de professores. 

Suzete de Souza Borelli, Universidade Cruzeiro do Sul

Graduada em Matemática e Pedagogia. Mestre em Educação Matemática e Doutora em Ensino de Ciências. Atuou como professora de matemática na Rede Municipal e Estadual de São Paulo. Foi diretora de divisão do Ensino Fundamental e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Educação de São Paulo. Coordenou o projeto de Recuperação e Aprofundamento de Rede Estadual de São Paulo no programa Minha Escola é nota 10. Foi elaboradora do currículo na área de Matemática do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos – Matemática na Rede Municipal de São Paulo. Elaborou e assessorou a elaboração dos materiais curriculares da Rede Municipal de São Paulo. Professora de Pós-Graduação no Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul.  

Downloads

Publicado

23.12.2025

Como Citar

dos Santos, E. F., & Borelli, S. de S. (2025). CONTEXTUALIZAÇÃO E FORMALIZAÇÃO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: CAMINHOS PELA METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO. VIDYA, 45(2), 251–269. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i2.5392