ESTADO DO CONHECIMENTO ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4934Palavras-chave:
tecnologias; licenciatura; matemáticaResumo
As tecnologias digitais presentes em nossa sociedade fomentam as atuais metodologias e recursos para o Ensino da Matemática e geram mudanças na formação docente inicial. Nesse cenário, identifica-se a necessidade da adoção de novas posturas pedagógicas pelos docentes, atuando como mediadores nos processos de ensino e aprendizagem. As experiências vivenciadas na etapa de formação inicial destes profissionais, embasadas pelo disposto nos currículos, possibilitará o desenvolvimento de competências digitais. Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento teórico realizado, identificando abordagens de currículo na formação inicial em Matemática e sua relação com as tecnologias digitais. Para tanto, foram consideradas teses de doutorado publicadas no período de 2018 a 2022 e disponibilizadas no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Com o desenvolvimento do Estado do Conhecimento, foram identificados três eixos temáticos que embasam as pesquisas analisadas: Sociedade; Tecnologias; Educação.