A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4919Palavras-chave:
tecnologias digitais, metodologias ativas, formação continuadaResumo
Este estudo teve como objetivo investigar a utilização dessas ferramentas como estratégia pedagógica em escolas da rede pública. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada nas cidades de Uruguaiana e Barra do Quaraí, situadas no Brasil e na cidade de Corrientes na Argentina. O estudo foi realizado no período de julho a novembro de 2023 e o instrumento de coleta de dados adotado neste estudo foi um questionário. Este estudo foi composto por 41 professores de escolas do ensino fundamental. Quando se trata das MAEA e as TDs já adotadas pelos professores, os recursos mais mencionados incluem: uso de notebook, data show, Whatsapp, entre outros. Os resultados também apontam para uma demanda por maior conhecimento e capacitação dos professores. Estudo ressalta a importância de promover uma cultura de inovação e experimentação pedagógica nas escolas, com foco na integração efetiva de tecnologias digitais e metodologias ativas de ensino.