A TORRE DE HANÓI DIGITAL EM AULAS ONLINE EM UMA DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4621

Palavras-chave:

Torre de Hanói, Tecnologia, Ensino Remoto, Dispositivos Móveis

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação que analisou contribuições da Torre de Hanói digital em dispositivos móveis de toque em tela em aulas remotas no período da pandemia de Covid-19. A intervenção pedagógica ocorreu na disciplina Prática de Ensino da Licenciatura em Matemática da UFRRJ. Foram implementados encontros síncronos no Google Meet e interações assíncronas no Facebook. Os dados foram produzidos mediante registros para as atividades, diários da pesquisadora, geração e compartilhamento de vídeos gerados pelos sujeitos, questionário online e registro de interações síncronas e assíncronas. Foi possível constatar que o uso do recurso no desenho da disciplina e na dinâmica interativa foi potente. Particularmente, os licenciandos puderam, colaborativamente, construir conhecimentos ao longo da experiência, e os pesquisadores puderam acompanhar o aprendizado dos participantes com o uso de tecnologias e de estratégias didáticas diversas. Um aspecto inovador da pesquisa é o uso de aplicativos de gravação de telas.

Biografia do Autor

Larissa de Almeida Reis, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Graduada em licenciatura em matemática pelo IFRJ campus Volta Redonda. Mestre em ensino de ciências e matemática pela UFRRJ Campus Seropédica. Atuo como docente na rede privada de ensino, no ensino fundamental II e participante em um grupo de estudos de pesquisas em tecnologias da informação e comunicação no ensino de Matemática.

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Professor Titular da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Licenciado e esoecialista em Matemática pela Universidade Federal Fluminense e mestre em educação Matemática pela Universidade Santa Úrsula. Doutor em Educação matemática pela Universidade de Barelona e pós-doutor em ensino de matemática (Rutgers University, EUA, 2007; Universidade de Turin, Itália, 2012; e Universidade Claude Bernard, Lyon, França, 2023).

Preside o Gepem desde 2003 e é o editor do Boletim Gepem. Fundador (em 1999) e coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas da TIC em Educação Matemática (www.gepeticem.ufrrj.br). Foi coordenador e atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). É também professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT). Atua em educação matemática nos seguintes temas: interações em ambientes virtuais, tecnologias e formação de professores, aprendizagem matemática em dispositivos móveis com toques em tela, inovações curriculares em geometria.

Downloads

Publicado

20.12.2023

Como Citar

Reis, L. de A., & Bairral, M. A. (2023). A TORRE DE HANÓI DIGITAL EM AULAS ONLINE EM UMA DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. VIDYA, 44(1), 1–18. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4621

Edição

Seção

Artigos