A TORRE DE HANÓI DIGITAL EM AULAS ONLINE EM UMA DISCIPLINA DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4621Palavras-chave:
Torre de Hanói, Tecnologia, Ensino Remoto, Dispositivos MóveisResumo
Este artigo é fruto de uma dissertação que analisou contribuições da Torre de Hanói digital em dispositivos móveis de toque em tela em aulas remotas no período da pandemia de Covid-19. A intervenção pedagógica ocorreu na disciplina Prática de Ensino da Licenciatura em Matemática da UFRRJ. Foram implementados encontros síncronos no Google Meet e interações assíncronas no Facebook. Os dados foram produzidos mediante registros para as atividades, diários da pesquisadora, geração e compartilhamento de vídeos gerados pelos sujeitos, questionário online e registro de interações síncronas e assíncronas. Foi possível constatar que o uso do recurso no desenho da disciplina e na dinâmica interativa foi potente. Particularmente, os licenciandos puderam, colaborativamente, construir conhecimentos ao longo da experiência, e os pesquisadores puderam acompanhar o aprendizado dos participantes com o uso de tecnologias e de estratégias didáticas diversas. Um aspecto inovador da pesquisa é o uso de aplicativos de gravação de telas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









