PROBLEMAS DO NÍVEL 1 DA OBMEP COMO VEÍCULOS DE ARTICULAÇÃO ENTRE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: EXEMPLOS COM ANIMAÇÕES USANDO O GEOGEBRA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5310Palavras-chave:
Animação; Pensamento matemático; Pensamento computacional; Obmep; GeoGebraResumo
Neste artigo, apresentamos cinco animações desenvolvidas com o software GeoGebra, correspondentes às soluções de cinco problemas do nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), realizadas entre 2022 e 2024. Também conduzimos uma pesquisa com análise quantitativa e qualitativa das respostas, com o objetivo de avaliar se as animações contribuem de forma eficaz como recursos pedagógicos complementares às soluções publicadas pelo comitê organizador da Obmep. A investigação destaca ainda as habilidades de resolução de problemas e os componentes do pensamento matemático e computacional envolvidos em cada questão. Os dados foram coletados por meio de um formulário do Google Forms, enviado por e-mail e WhatsApp a duzentos docentes com experiência na educação básica ou em mestrados profissionais, com formação em Matemática ou Educação. Dos respondentes, 98,3% consideraram as animações úteis para a compreensão das soluções apresentadas.
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