OBMEP LEVEL 1 PROBLEMS AS VEHICLES FOR ARTICULATION BETWEEN PROBLEM SOLVING IN MATHEMATICS AND COMPUTATIONAL THINKING: EXAMPLES WITH ANIMATIONS USING GEOGEBRA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5310

Keywords:

Animation; Mathematical thinking; Computational thinking; Obmep; GeoGebra

Abstract

In this article, we present five animations developed with GeoGebra software, corresponding to the solutions of five problems from level 1 (6th and 7th grades of elementary school) of the Brazilian Mathematics Olympiad for Public Schools (Obmep), held between 2022 and 2024. We also conducted a survey with quantitative and qualitative analysis of the responses, with the aim of evaluating whether the animations were effectively classified as complementary pedagogical resources to the solutions discovered by the Obmep organizing regulations. The research also highlights the problem-solving skills and the components of mathematical and computational thinking involved in each question. The data were found through a Google Forms survey, sent by email and WhatsApp to teachers with experience in basic education or in professional master’s degrees, with a degree in Mathematics or Education. Of those interviewed, 98.3% considered the animations useful for understanding the solutions presented.

Author Biographies

Hilário Alencar, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Matemática, sob a orientação de Manfredo do Carmo, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, bolsista de produtividade em pesquisa sênior do CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro titular da The World Academy of Sciences (TWAS). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial e interesse por mestrados profissionais relacionados com a Educação Básica. Foi distinguido com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Grã-Cruz.  Idealizou e liderou com Marcelo Viana o PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

Humberto José Bortolossi, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Matemática pela PUC-Rio, com Mestrado pelo IMPA e graduação em Licenciatura em Matemática pela UEM. Atualmente é Professor Associado I na Universidade Federal Fluminense, onde atua em diversos níveis de ensino: graduação (presencial e EAD), especialização e mestrado profissional. Como Coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, desenvolve importante trabalho de integração entre tecnologia e educação matemática. Tem se destacado na área de divulgação matemática, desenvolvendo projetos inovadores que articulam cultura, educação e matemática para diferentes públicos por meio de múltiplas mídias. Sua atuação busca democratizar o conhecimento matemático, tornando-o mais acessível e conectado com diferentes contextos cult.

Larissa Cândido, Escola Estadual Profª Doralice da Silva Moura

Possui especialização em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sob a orientação de Hilário Alencar. Atualmente é Professora Efetiva na Escola Estadual Profa Doralice da Silva Moura (EED), a qual pertence à rede estadual de ensino de Alagoas; Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa - CNPq na Ufal. Ela foi bolsista de Iniciação Científica - INCTMat/CNPq (2017-2020) e Apoio Técnico à Pesquisa - CNPq (2020-2021) na Ufal; Professora Contratada na Escola Municipal Profa Rosineide Tereza (2021), no Colégio Municipal Judith Paiva (2021) e na EMEF Dr. Gustavo Paiva (2022-2023), as quais pertencem à rede municipal de ensino de Rio Largo; Professora Pesquisadora no Projeto de Iniciação Científica de Robótica da EMEF Dr Gustavo Paiva (2022); Professora Mentora - Fapeal (2023) na Escola Estadual Profa Doralice da Silva Moura.

Gregório Silva Neto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui bacharelado em Matemática, mestrado em Matemática e doutorado em Matemática na área de Geometria Diferencial pela Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação de Hilário Alencar. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - 1D, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, membro do comitê editorial da revista Professor de Matemática Online da Sociedade Brasileira de Matemática, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFAL, do Programa de Doutorado em Associação da Universidade Federal de Alagoas/Universidade Federal da Bahia. É um dos editores da Coleção Coletâneas de Matemática da SBM. Concluiu a orientação de 18 (dezoito) dissertações de mestrado, uma tese de doutorado e 8 (oito) trabalhos de conclusão de curso de graduação. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na UFAL de 2015 a 2019. É autor, em colaboração com Hilário Alencar e Walcy Santos, do livro Differential Geometry of Plane Curves, publicado pela American Mathematical Society. Membro da Comissão de Avaliação Qualitativa dos Programas de Pós-Graduação da Capes para quadriênio 2017-2020 (2021-2022). Atualmente, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Ufal.

Published

2025-08-14

How to Cite

Alencar, H., Bortolossi, H. J., Cândido, L., & Silva Neto, G. (2025). OBMEP LEVEL 1 PROBLEMS AS VEHICLES FOR ARTICULATION BETWEEN PROBLEM SOLVING IN MATHEMATICS AND COMPUTATIONAL THINKING: EXAMPLES WITH ANIMATIONS USING GEOGEBRA. VIDYA, 45(1), 173–193. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5310

Issue

Section

Artigos