PROBLEMAS DE NIVEL 1 DEL OBMEP COMO VEHÍCULOS DE ARTICULACIÓN ENTRE LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN MATEMÁTICAS Y EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL: EJEMPLOS CON ANIMACIONES USANDO GEOGEBRA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5310

Palabras clave:

Animación; Pensamiento matemático; Pensamiento computacional; Obmep; GeoGebra

Resumen

En este artículo, presentamos cinco animaciones desarrolladas con el software GeoGebra, correspondientes a las soluciones de cinco problemas de nivel 1 (6.º y 7.º grado de primaria) de la Olimpíada Brasileña de Matemáticas para Escuelas Públicas (Obmep), celebrada entre 2022 y 2024. También realizamos una encuesta con análisis cuantitativo y cualitativo de las respuestas, con el objetivo de evaluar si las animaciones se clasificaron efectivamente como recursos pedagógicos complementarios a las soluciones descritas en el reglamento de la Obmep. La investigación también destaca las habilidades de resolución de problemas y los componentes del pensamiento matemático y computacional involucrados en cada pregunta. Los datos se obtuvieron mediante una encuesta de Formularios de Google, enviada por correo electrónico y WhatsApp a docentes con experiencia en educación básica o maestrías profesionales, con título en Matemáticas o Educación. El 98,3 % de los entrevistados consideró las animaciones útiles para comprender las soluciones presentadas.

Biografía del autor/a

Hilário Alencar, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui graduação em Matemática pela Universidade Católica de Pernambuco, mestrado em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Matemática, sob a orientação de Manfredo do Carmo, pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, bolsista de produtividade em pesquisa sênior do CNPq, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro titular da The World Academy of Sciences (TWAS). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria Diferencial e interesse por mestrados profissionais relacionados com a Educação Básica. Foi distinguido com a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe de Grã-Cruz.  Idealizou e liderou com Marcelo Viana o PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.

Humberto José Bortolossi, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutor em Matemática pela PUC-Rio, com Mestrado pelo IMPA e graduação em Licenciatura em Matemática pela UEM. Atualmente é Professor Associado I na Universidade Federal Fluminense, onde atua em diversos níveis de ensino: graduação (presencial e EAD), especialização e mestrado profissional. Como Coordenador do Instituto GeoGebra no Rio de Janeiro, desenvolve importante trabalho de integração entre tecnologia e educação matemática. Tem se destacado na área de divulgação matemática, desenvolvendo projetos inovadores que articulam cultura, educação e matemática para diferentes públicos por meio de múltiplas mídias. Sua atuação busca democratizar o conhecimento matemático, tornando-o mais acessível e conectado com diferentes contextos cult.

Larissa Cândido, Escola Estadual Profª Doralice da Silva Moura

Possui especialização em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); aperfeiçoamento em Educação e Tecnologia pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB) e graduação em Matemática pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sob a orientação de Hilário Alencar. Atualmente é Professora Efetiva na Escola Estadual Profa Doralice da Silva Moura (EED), a qual pertence à rede estadual de ensino de Alagoas; Bolsista de Apoio Técnico à Pesquisa - CNPq na Ufal. Ela foi bolsista de Iniciação Científica - INCTMat/CNPq (2017-2020) e Apoio Técnico à Pesquisa - CNPq (2020-2021) na Ufal; Professora Contratada na Escola Municipal Profa Rosineide Tereza (2021), no Colégio Municipal Judith Paiva (2021) e na EMEF Dr. Gustavo Paiva (2022-2023), as quais pertencem à rede municipal de ensino de Rio Largo; Professora Pesquisadora no Projeto de Iniciação Científica de Robótica da EMEF Dr Gustavo Paiva (2022); Professora Mentora - Fapeal (2023) na Escola Estadual Profa Doralice da Silva Moura.

Gregório Silva Neto, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Possui bacharelado em Matemática, mestrado em Matemática e doutorado em Matemática na área de Geometria Diferencial pela Universidade Federal de Alagoas, sob a orientação de Hilário Alencar. Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Alagoas, bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq - 1D, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, membro do comitê editorial da revista Professor de Matemática Online da Sociedade Brasileira de Matemática, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFAL, do Programa de Doutorado em Associação da Universidade Federal de Alagoas/Universidade Federal da Bahia. É um dos editores da Coleção Coletâneas de Matemática da SBM. Concluiu a orientação de 18 (dezoito) dissertações de mestrado, uma tese de doutorado e 8 (oito) trabalhos de conclusão de curso de graduação. Foi coordenador do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) na UFAL de 2015 a 2019. É autor, em colaboração com Hilário Alencar e Walcy Santos, do livro Differential Geometry of Plane Curves, publicado pela American Mathematical Society. Membro da Comissão de Avaliação Qualitativa dos Programas de Pós-Graduação da Capes para quadriênio 2017-2020 (2021-2022). Atualmente, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Matemática da Ufal.

Publicado

2025-08-14

Cómo citar

Alencar, H., Bortolossi, H. J., Cândido, L., & Silva Neto, G. (2025). PROBLEMAS DE NIVEL 1 DEL OBMEP COMO VEHÍCULOS DE ARTICULACIÓN ENTRE LA RESOLUCIÓN DE PROBLEMAS EN MATEMÁTICAS Y EL PENSAMIENTO COMPUTACIONAL: EJEMPLOS CON ANIMACIONES USANDO GEOGEBRA. VIDYA, 45(1), 173–193. https://doi.org/10.37781/vidya.v45i1.5310

Número

Sección

Artigos