(IN)TENSÕES DO ENSINO DE QUÍMICA PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ NA EJA: UMA ARTICULAÇÃO ENTRE ELEMENTOS CONSTITUTIVOS E OS CURRÍCULOS NO CONTEXTO ESTADUAL SUDESTE
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.5037Palavras-chave:
formação cidadã; elementos constitutivos; ensino de química; EJAResumo
Este artigo analisa as potencialidades teóricas e metodológicas ao ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos, a partir do delineamento qualitativo e mapeamento de atas do ENPEQ, ENEQ, Dissertações e Teses presentes no Banco de Dissertações e Teses da CAPES e Diretrizes Operacionais e Curriculares da EJA dos quatros estados da região Sudeste, no intento de propor elementos constitutivos ao ensino de Química que contribuam para uma formação cidadã aos discentes da EJA. Como forma de análise, os dados foram constituídos por meio da Análise Textual Discursiva, paragonando-se as estratégias de ensino identificadas nos descritores analisados como Temas Geradores, Experimentação, Jogos Didáticos, Gamificação, Sequências Didáticas, Educação CTS/CTSAA, Alfabetização Científica e Tecnológica, TICs e TIDCs e Textos de Divulgação Científica, que articuladas aos objetos de aprofundamento das unidades curriculares estaduais do Sudeste, resultam em possibilidades significativas de aprendizagem a formação integral do discente da EJA.