AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO DE COORDENAR E INTEGRAR VISTAS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4977

Palavras-chave:

habilidades de visualização espacial; tarefas de visualização; GeoGebra; formação de professores de matemática

Resumo

Habilidades de Visualização Espacial são requisitos no desenvolvimento do pensamento geométrico, visual e espacial, amplamente requisitado em situações cotidianas. Dentre essas capacidades, temos a ação de Coordenar e Integrar Vistas (CIV), focada no exercício de representações planas e projeções de sólidos geométricos. Entretanto, a forma estática como essas habilidades são comumente trabalhadas inibe seu amplo desenvolvimento, desta forma, as Tecnologias Digitais (TD) surgem como alternativa na dinamização de tarefas de visualização. Nesse contexto, este artigo objetiva investigar as potencialidades do uso das TD no desenvolvimento da ação de visualização de CIV na formação inicial de professores de Matemática. Para tal, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, na qual participaram seis alunos de um curso de formação de professores de Matemática. Ao longo da pesquisa, são identificadas as dificuldades dos participantes em relação à ação CIV e como o uso do GeoGebra pode ser implementado para superá-las.

Biografia do Autor

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Matemática. Universidade Federal de Santa Maria.

Cristian Martins da Silva, Universidade Franciscana - UFN

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Universidade Franciscana.

Downloads

Publicado

03.12.2024

Como Citar

Mathias, C. V., & da Silva, C. M. (2024). AS POTENCIALIDADES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DA AÇÃO DE COORDENAR E INTEGRAR VISTAS DE SÓLIDOS GEOMÉTRICOS. VIDYA, 44(2), 115–131. https://doi.org/10.37781/vidya.v44i2.4977