POLÍGONOS NO SCRATCH: UM OLHAR PARA O PENSAMENTO COMPUTACIONAL ATRAVÉS DE ABSTRAÇÕES REFLEXIONANTES
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4688Palavras-chave:
abstração reflexionante, objetos-de-pensar-com, pensamento computacionalResumo
O Pensamento Computacional tem ganhado destaque desde 2006, sob diferentes olhares e práticas. Visando contribuir com essa discussão, apresentamos nesse artigo parte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo identificar as contribuições do Pensamento Computacional, a partir da resolução de problemas investigativos, para promover processos de abstração reflexionante em professores de Matemática. A pesquisa foi realizada com cinco professores de matemática, através de uma formação online e individual, em que eram desafiados a resolver problemas investigativos utilizando a computação como um objeto-de-pensar-com. Os dados foram analisados a partir da teoria de Piaget ([1977], 1995), destacando a abstração reflexionante e suas relações com os objetos-de-pensar-com de Papert (1985). Observamos que, mesmo em professores de Matemática que já possuem conhecimentos mais avançados, o uso do Pensamento Computacional dentro dessa perspectiva provocou novos processos de abstração empírica e reflexionante sobre conceitos matemáticos e computacionais.
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