UMA CONTRIBUIÇÃO BELGA PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CAPIXABA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v44i1.4644Palavras-chave:
movimento da matemática moderna, números naturais, números inteirosResumo
Os Ginásios Polivalentes, criados na década de 1970, apresentaram uma proposta de escola inovadora alinhada aos princípios da matemática moderna. Para lecionar em tais escolas, era necessário realizar uma formação específica, utilizando como referência didática a coleção Mathématique Moderne, de Georges Papy. No Espírito Santo, José Merigueti e Nelson Luiz Piôto D’Ávila publicaram a Coleção Matemática Orgânica para ser utilizada pelos alunos dos Polivalentes. O presente artigo tem como objetivo investigar aproximações e distanciamentos entre as propostas pedagógicas modernistas nas duas obras. Foram analisadas e comparadas, especificamente, características das abordagens prescritas para números naturais e inteiros. Argumentamos que a Coleção capixaba não é uma simples versão dos livros belgas, tendo o Movimento da Matemática Moderna assumido feição própria no Espírito Santo. Ainda que os princípios inovadores se fizessem presentes em ambas as coleções, o caminho trilhado é similar para números naturais e bem distinto quando da apresentação dos números inteiros.
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