O TRABALHO COLABORATIVO NAS AÇÕES CRIATIVAS DE LICENCIANDOS QUANDO LIDAM COM ATIVIDADES DE MODELAGEM
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4626Palavras-chave:
Educação Matemática, Criatividade, Modelagem Matemática, Licenciatura em MatemáticaResumo
O presente artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de doutorado que investigou as ações criativas de licenciandos em Matemática quando lidavam com atividades de Modelagem, no contexto de uma disciplina de Modelagem Matemática de uma universidade pública do oeste do Paraná. Para as análises, foram utilizadas as gravações das aulas, que ocorreram de modo remoto devido ao momento pandêmico em que os dados foram produzidos, e dos momentos em que os grupos se reuniam para lidar com as atividades. Dentre os resultados da pesquisa, nos debruçamos, neste artigo, sobre a categoria “As ações criativas são constituídas de modo colaborativo pelos estudantes” que evidencia que a característica, ora cooperativa, ora colaborativa, das atividades de Modelagem, contribui para que as ações criativas sejam constituídas de modo colaborativo pelos estudantes, com a mediação do professor e, ainda, que o espaço para a dialogicidade e liberdade, neste ambiente, fortalece a constituição das ações criativas.