MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: POSSIBILIDADES PARA DESENVOLVER A LITERACIA ESTATÍSTICA E A FORMAÇÃO INTEGRAL DA CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4619Palavras-chave:
Modelagem matemática, Educação infantil, Literacia estatística, Formação integralResumo
A modelagem matemática se revela como uma possibilidade para a Educação Infantil. O objetivo dessa pesquisa é investigar o potencial da modelagem matemática na Educação Infantil com vista a desenvolver nas crianças a literacia estatística e contribuir para sua formação integral. Assim, foi desenvolvida uma prática de modelagem matemática com alunos do II período da Educação Infantil. De abordagem qualitativa, os instrumentos usados na produção dos dados foram ás notas de campo do professor, as produções textuais das crianças e o registro fotográfico. Os resultados revelam que a modelagem matemática possibilita desenvolver na criança a literacia estatística á medida que dá oportunidade para coletar, organizar, analisar os dados e comunicar os resultados em gráficos e tabelas. Ela contribui na formação integral da criança articulando as dimensões cognitivas, motoras e sociais possibilitando que ela se relacione melhor consigo mesmo, com o outro e com o meio em que está inserida.
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