AMBIENTES DE APRENDIZAGEM EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618Palavras-chave:
Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Programa Bolsa FamíliaResumo
O artigo tem por objetivo analisar os ambientes de aprendizagem identificados em uma atividade de Modelagem Matemática sobre o Programa Bolsa Família, desenvolvida em uma escola do campo da Bahia. A pesquisa ancora-se nos estudos de Educação do Campo, Educação Matemática Crítica e Modelagem Matemática, na perspectiva sociocrítica. Os dados foram produzidos por meio da análise documental da atividade proposta para uma turma do Ensino Médio. Utilizou-se como categorias analíticas os ambientes de aprendizagem estabelecidos na relação entre a lista de exercícios, cenários para investigação e as referências à matemática pura, semirrealidade e à vida real. Os resultados mostram que a atividade de Modelagem Matemática pode ser proposta no ambiente de aprendizagem do tipo cenários para investigação no contexto da Educação do Campo, a partir de temas que discutem o modo de vida e trabalho dos camponeses, os programas sociais e a luta por políticas públicas afirmativas no campo brasileiro.
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