LEARNING ENVIRONMENTS IN A MATHEMATICAL MODELING ACTIVITY FROM THE PERSPECTIVE OF FIELD EDUCATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618

Keywords:

Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Programa Bolsa Família

Abstract

The article aims to analyze the learning environments identified in a mathematical modeling activity on the Bolsa Família Program, developed in a school in the countryside of Bahia. The research is anchored in studies of field
education, critical mathematics education, and mathematical modeling from a sociocritical perspective. Data were produced through document analysis of the activity proposed for a high school class. Learning environments
established in the relationship between the list of exercises, landscapes of investigation, and references to pure mathematics, semi-reality, and real life were used as analytical categories. The results show that the mathematical modeling activity can be proposed in the learning environment as landscapes of investigation in the context of field education, based on themes that discuss rural workers’ way of life and work, social programs, and the struggle for affirmative public policies in the Brazilian rural areas.

Author Biographies

Jonhnatan dos Santos Barbosa, Secretária de Educação do Estado da Bahia

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA. Tem desenvolvido pesquisas sobre Educação Matemática e Educação do Campo. Atualmente Professor da Educação Básica - Ensino Médio - Secretária de Educação do Estado da Bahia.

Aldinete Silvino Lima, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado na área de ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Mestre em Educação Contemporânea pela UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Possui Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - PE. Especialização em Avaliação Educacional em Matemática pela UFPE. Participou do Programa Intercalar de Doutoramento do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal) na área de Didática da Matemática no período de 1 de abril a 31 de julho de 2017 com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participa do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) da UFPE e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação do Campo (GEPEAMEC) da UFRB. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED) da UFRB. Foi professora de escolas do campo da rede de ensino do município de Tuparetama - PE. Atuou como professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com atuação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) no período (2017- 2022). Desde junho de 2022 é professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande e atua na Unidade Acadêmica de Educação do Campo, vinculada ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Tem experiência na área de Educação, Ensino de Matemática, Educação do Campo, formação de professores, gestão escolar e coordenação pedagógica de projetos com ênfase em Educação do Campo.

Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2019). É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática específica para ensinar e formação do professor que ensina Matemática.

Published

2023-12-15

How to Cite

Barbosa, J. dos S., Lima, A. S., & Grilo, J. de S. P. (2023). LEARNING ENVIRONMENTS IN A MATHEMATICAL MODELING ACTIVITY FROM THE PERSPECTIVE OF FIELD EDUCATION. VIDYA, 43(2), 225–243. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618