LOS AMBIENTES DE APRENDIZAJE EN UNA ACTIVIDAD DE MODELACIÓN MATEMÁTICA DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN DEL CAMPO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618

Palabras clave:

Modelagem Matemática, Educação Matemática Crítica, Educação do Campo, Programa Bolsa Família

Resumen

El artículo tiene como objetivo analizar los ambientes de aprendizaje identificados en una actividad de Modelación Matemática del Programa Bolsa Família, desarrollada en una escuela del interior del estado de Bahia, en Brasil. La investigación se basa en estudios de Educación del Campo, Educación Matemática Crítica y Modelación Matemática desde una perspectiva sociocrítica. Los datos se produjeron a través del análisis de documentos de una actividad propuesta para una clase de secundaria. Se utilizaron como categorías analíticas los ambientes de aprendizaje establecidos en la relación entre la lista de ejercicios, los escenarios de investigación y las referencias a las matemáticas puras, a la semirrealidad y a la vida real. Los resultados muestran que se puede proponer la actividad de Modelación Matemática en el ambiente de aprendizaje del tipo escenarios de investigación en un contexto de la Educación del Campo, a partir de temas que discutan el modo de vida y trabajo de los campesinos, los programas sociales y la lucha por políticas públicas afirmativas en el campo brasileño.

Biografía del autor/a

Jonhnatan dos Santos Barbosa, Secretária de Educação do Estado da Bahia

Graduado em Licenciatura em Educação do Campo com Habilitação em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Membro do grupo de pesquisa Ensino de Ciências e Matemática - ENCIMA. Tem desenvolvido pesquisas sobre Educação Matemática e Educação do Campo. Atualmente Professor da Educação Básica - Ensino Médio - Secretária de Educação do Estado da Bahia.

Aldinete Silvino Lima, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com pós-doutorado na área de ensino de Matemática pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica da UFPE. Mestre em Educação Contemporânea pela UFPE, Centro Acadêmico do Agreste. Possui Licenciatura Plena em Ciências com Habilitação em Matemática pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - PE. Especialização em Avaliação Educacional em Matemática pela UFPE. Participou do Programa Intercalar de Doutoramento do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Portugal) na área de Didática da Matemática no período de 1 de abril a 31 de julho de 2017 com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Participa do Grupo de Pesquisa Ensino, Aprendizagem e Processos Educativos (GPENAPE), do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática nos Contextos da Educação do Campo (GPEMCE) da UFPE e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação do Campo (GEPEAMEC) da UFRB. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Diversidade (GEPED) da UFRB. Foi professora de escolas do campo da rede de ensino do município de Tuparetama - PE. Atuou como professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) com atuação no Curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (PPGECID) do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) no período (2017- 2022). Desde junho de 2022 é professora Adjunta da Universidade Federal de Campina Grande e atua na Unidade Acadêmica de Educação do Campo, vinculada ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA). Tem experiência na área de Educação, Ensino de Matemática, Educação do Campo, formação de professores, gestão escolar e coordenação pedagógica de projetos com ênfase em Educação do Campo.

Jaqueline de Souza Pereira Grilo, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2014) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2019). É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da UEFS. Tem experiência na área de ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática específica para ensinar e formação do professor que ensina Matemática.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

Barbosa, J. dos S., Lima, A. S., & Grilo, J. de S. P. (2023). LOS AMBIENTES DE APRENDIZAJE EN UNA ACTIVIDAD DE MODELACIÓN MATEMÁTICA DESDE LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN DEL CAMPO. VIDYA, 43(2), 225–243. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4618