MODELAGEM MATEMÁTICA E O STATUS DOS ESTUDANTES EM GRUPO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4615Palavras-chave:
Estudantes, Desigualdades, Educação Matemática Crítica, Ensino tradicional de matemática, AçõesResumo
Neste artigo, discuto como o ambiente de aprendizagem de Modelagem Matemática pode favorecer mudanças de status dos estudantes, desestabilizando as desigualdades produzidas pelo ensino tradicional de matemática. Os dados são de natureza qualitativa, oriundos de observação participante e entrevista semiestruturada em grupo. Os sujeitos eram estudantes de uma turma de 3º Ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus de Governador Valadares. O foco da análise são as ações de um estudante, que possuía um status de exclusão nas tomadas de decisões e participação nas atividades. A discussão se fundamenta na Educação Matemática Crítica. A análise indica que, apesar de não poder afirmar que ocorreram mudanças no status do estudante, a atividade de Modelagem Matemática favoreceu que o mesmo tivesse oportunidades de participar e se posicionar nas discussões que demandavam conhecimentos sobre a temática escolhida, assim, mudando, mesmo que momentaneamente, seu status no grupo.
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