MATHEMATICAL MODELLING AND THE STATUS OF STUDENTS IN GROUPS

Authors

  • Ilaine da Silva Campos Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4615

Keywords:

Estudantes, Desigualdades, Educação Matemática Crítica, Ensino tradicional de matemática, Ações

Abstract

In this article, I discuss how Modelling learning environment can favor changes in students’ status, destabilizing the inequalities produced by traditional mathematics teaching. Data are of qualitative nature, derived from participant observation and semi-structured group interview. The subjects were 3rd year class students of the Technical Course Integrated to High School, at the Federal Institute of Minas Gerais, Campus of Governador Valadares. The analysis focus are the actions of a student, who had an exclusion status in decision-making and participation in the activities. The discussion is based on Critical Mathematics Education. The analysis indicates that, despite not being able to state that there were changes in the student’s status, the Modelling activity favored that he had opportunities to participate and position himself in discussions that demanded knowledge about the chosen theme, thus changing, even if
momentarily, his status in the group.

Author Biography

Ilaine da Silva Campos, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Mestrado em Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG (Linha de Pesquisa: Educação Matemática). Graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Cursou mestrado e doutorado na UFMG, no programa de Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Temas principais de estudo: Modelagem Matemática na Educação Matemática, Educação Matemática Crítica, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Formação de Professores Indígenas e Teoria da Atividade. Neste artigo, discuto como o ambiente de aprendizagem de Modelagem pode favorecer mudanças de status dos estudantes, desestabilizando as desigualdades produzidas pelo ensino tradicional de matemática. Os dados são de natureza qualitativa, oriundos de observação participante e entrevista semiestruturada em grupo. Os sujeitos eram estudantes de uma turma de 3º Ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus de Governador Valadares. O foco da análise são as ações de um estudante, que possuía um status de exclusão nas tomadas de decisões e participação nas atividades. A discussão se fundamenta na Educação Matemática Crítica.  A análise indica que, apesar de não poder afirmar que ocorreram mudanças no status do estudante, a atividade de Modelagem favoreceu que o mesmo tivesse oportunidades de participar e se posicionar nas discussões que demandavam conhecimentos sobre a temática escolhida, assim, mudando, mesmo que momentaneamente, seu status no grupo.

Published

2023-12-15

How to Cite

Campos, I. da S. (2023). MATHEMATICAL MODELLING AND THE STATUS OF STUDENTS IN GROUPS. VIDYA, 43(2), 207–224. https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4615