O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA MODELAGEM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v43i2.4610Palavras-chave:
Educação Matemática, Desenho Universal para Aprendizagem, Modelagem Matemática, Geometria, Ensino da MatemáticaResumo
Este estudo teve como objetivo investigar a presença do Desenho Universal para Aprendizagem na abordagem da Modelagem Matemática em uma prática pedagógica aplicada em sala de aula em uma escola pública de Ensino Fundamental. Foi realizada uma intervenção pedagógica com 32 estudantes do 6º ano, coletando dados por meio de observação, anotações, gravações e fotos. Os resultados evidenciaram uma integração dinâmica e criativa na construção dos modelos físicos, relacionados ao cotidiano dos alunos. A aplicação da Modelagem Matemática revelou a presença do Desenho Universal para Aprendizagem, oferecendo práticas acessíveis e inclusivas. Conclui-se que a Modelagem Matemática pode ser uma abordagem promissora para promover uma educação acessível e inclusiva. Assim, o estudo destaca a importância de explorar diferentes formas de construir conhecimento, como o modelo físico, para atender às necessidades dos estudantes e promover uma aprendizagem significativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









