INSTRUMENTOS CULTURAIS COMO POTENCIALIZADORES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA OS ANOS INICIAIS DE ENSINO
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3914Resumen
Este artigo apresenta a temática do desenvolvimento humano tendo como foco os anos iniciais e a inserção do Ensino de Ciências por Investigação. O objetivo consistiu em compreender como se mostram os instrumentos culturais nas falas das professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao estudarem o Ensino de Ciências por Investigação. As informações foram obtidas pelo acompanhamento da formação continuada realizada com um grupo de professoras que atua na referida etapa de ensino. A formação teve como pressuposto teórico o modelo de Investigação-Formação-Ação e da Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências. O processo analítico foi de cunho qualitativo e teve como aporte a Análise Textual Discursiva. O movimento de impregnação, de unitarização e categorização nos mostrou, pela via do referencial histórico-cultural, a importância dos instrumentos culturais como modo de inserir o aluno na compreensão da cultura científica e, com isso, desenvolver as Funções Psicológicas Superiores.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









