INSTRUMENTOS CULTURAIS COMO POTENCIALIZADORES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA OS ANOS INICIAIS DE ENSINO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3914

Resumen

Este artigo apresenta a temática do desenvolvimento humano tendo como foco os anos iniciais e a inserção do Ensino de Ciências por Investigação. O objetivo consistiu em compreender como se mostram os instrumentos culturais nas falas das professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental ao estudarem o Ensino de Ciências por Investigação. As informações foram obtidas pelo acompanhamento da formação continuada realizada com um grupo de professoras que atua na referida etapa de ensino. A formação teve como pressuposto teórico o modelo de Investigação-Formação-Ação e da Investigação-Formação-Ação no Ensino de Ciências. O processo analítico foi de cunho qualitativo e teve como aporte a Análise Textual Discursiva. O movimento de impregnação, de unitarização e categorização nos mostrou, pela via do referencial histórico-cultural, a importância dos instrumentos culturais como modo de inserir o aluno na compreensão da cultura científica e, com isso, desenvolver as Funções Psicológicas Superiores.

Biografía del autor/a

Débora Kélli Freitas de Melo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo.

Linha de pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas

Judite Scherer Wenzel, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo – RS. Atua nos temas: Educar pela pesquisa, formação de professores, significação conceitual, linguagem química. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM).

Publicado

2021-11-22

Cómo citar

de Melo, D. K. F., & Wenzel, J. S. (2021). INSTRUMENTOS CULTURAIS COMO POTENCIALIZADORES DO DESENVOLVIMENTO HUMANO: UM OLHAR PARA OS ANOS INICIAIS DE ENSINO. VIDYA, 41(2), 257–270. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i2.3914

Número

Sección

Artigos