O DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES SABERES NUM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

Autores

  • Neusa Maria John Scheid
  • Cledes Antonio Casagrande

Resumo

A formação dos professores é imprescindível para o desenvolvimento e a melhoria dos sistemas educativos e, conseqüentemente, do processo de ensino e de aprendizagem. No presente artigo, relata-se o desenvolvimento de um Programa de Educação Continuada numa escola de educação básica da Rede La Salle de ensino, criado com o objetivo de contribuir para a dinamização e a crescente melhoria da qualidade do processo educativo, através do estudo de referenciais teóricos atuais e do estímulo aos educadores para refletirem sobre sua prática pedagógica. O programa iniciou em fevereiro de 2006, e os encontros vêm ocorrendo de forma sistemática com o planejamento de ações concretas em três eixos: na formação humana e cristã, centrada na pessoa do professor; nos conteúdos específicos, dando ênfase à interdisciplinaridade com introdução de novas temáticas associadas ao cotidiano escolar; e nos aspectos pedagógicos e metodológicos do ensino. Os resultados indicam que o programa tem contribuído para melhorar a competência e o compromisso do professor com sua profissão, constituindo-se num importante instrumento para a melhoria crescente da qualidade da educação na escola básica.

Downloads

Publicado

22.04.2005

Como Citar

Scheid, N. M. J., & Casagrande, C. A. (2005). O DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES SABERES NUM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA. VIDYA, 25(1), 11. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/384

Edição

Seção

Artigos