O CICLO INVESTIGATIVO DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3317Resumo
O objetivo deste texto é analisar o alcance empírico do ciclo investigativo de modelagem matemática reconstruído para o estudo de problemas em contextos concretos. Para isso, foi utilizado esse ciclo construído, à luz de recursos teórico-metodológicos da teoria antropológica do didático, por pressupor que esse dispositivo didático criou condições, nem todas é claro, no sentido da transposição didática institucional para o enfrentamento do problema docente da modelagem matemática sobre como ensiná-la e, com isso, minimizar a invisibilidade dos saberes, matemáticos e não matemáticos. Resultados obtidos a partir da análise empírica com alunos do ensino médio revelam potencialidades do ciclo investigativo para aquisições de novos saberes, bem como se encaminha futura investigação.Downloads
Publicado
30.03.2021
Como Citar
Sodré, G. de J. M., & Oliveira, M. L. da S. (2021). O CICLO INVESTIGATIVO DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ESCOLAR. VIDYA, 41(1), 35–57. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3317
Edição
Seção
Artigos