O CICLO INVESTIGATIVO DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ESCOLAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3317

Abstract

O objetivo deste texto é analisar o alcance empírico do ciclo investigativo de modelagem matemática reconstruído para o estudo de problemas em contextos concretos. Para isso, foi utilizado esse ciclo construído, à luz de recursos teórico-metodológicos da teoria antropológica do didático, por pressupor que esse dispositivo didático criou condições, nem todas é claro, no sentido da transposição didática institucional para o enfrentamento do problema docente da modelagem matemática sobre como ensiná-la e, com isso, minimizar a invisibilidade dos saberes, matemáticos e não matemáticos. Resultados obtidos a partir da análise empírica com alunos do ensino médio revelam potencialidades do ciclo investigativo para aquisições de novos saberes, bem como se encaminha futura investigação.

Author Biographies

Gleison de Jesus Marinho Sodré, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

Professor Dr. Gleison de Jesus Marinho Sodré é docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) lotado na Escola de Aplicação da UFPA de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), onde ministra aulas da disciplina de Matemática no Ensino Básico e desenvolve Projetos de Pesquisa no ambito da Modelagem Matemática na perspectiva da Educação Matemática.     What do you want to do ?New mailCopy

Manoel Lucival da Silva Oliveira, Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará

 Professor Dr. Manoel Lucival da Silva Oliveira é docente da Universidade Federal do Pará (UFPA) lotado na Escola de Aplicação da UFPA de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), onde ministra aulas da disciplina de Matemática no Ensino Básico e atua como professor colaborador em Projetos de Pesquisa voltado para o Enisno Básico e formação de professores. What do you want to do ?New mailCopy

Published

2021-03-30

How to Cite

Sodré, G. de J. M., & Oliveira, M. L. da S. (2021). O CICLO INVESTIGATIVO DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ESCOLAR. VIDYA, 41(1), 35–57. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3317