O CICLO INVESTIGATIVO DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3317Resumen
O objetivo deste texto é analisar o alcance empírico do ciclo investigativo de modelagem matemática reconstruído para o estudo de problemas em contextos concretos. Para isso, foi utilizado esse ciclo construído, à luz de recursos teórico-metodológicos da teoria antropológica do didático, por pressupor que esse dispositivo didático criou condições, nem todas é claro, no sentido da transposição didática institucional para o enfrentamento do problema docente da modelagem matemática sobre como ensiná-la e, com isso, minimizar a invisibilidade dos saberes, matemáticos e não matemáticos. Resultados obtidos a partir da análise empírica com alunos do ensino médio revelam potencialidades do ciclo investigativo para aquisições de novos saberes, bem como se encaminha futura investigação.Descargas
Publicado
2021-03-30
Cómo citar
Sodré, G. de J. M., & Oliveira, M. L. da S. (2021). O CICLO INVESTIGATIVO DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA ESCOLAR. VIDYA, 41(1), 35–57. https://doi.org/10.37781/vidya.v41i1.3317
Número
Sección
Artigos