ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO UNIVERSO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3316Resumo
O artigo traz o planejamento, aplicação e resultados de atividades aplicadas numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com relação a unidade temática, Estatística e Probabilidade, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular. Tendo por objetivo, além da percepção das possíveis competências que podem surgir, instigar a ideia de acaso em situações do cotidiano, trazendo pela primeira vez o conceito de espaço amostral, permitindo a coleta, interpretação e representação de dados e variáveis em tabelas e em gráficos. A importância do estudo dessa unidade foi dividida em três encontros: apresentação de conceitos fundamentais estocásticos, o Jogo de dados e o questionário “Do que você tem medo?”. Em um universo de letramento e alfabetização matemática, o lúdico se apresenta como uma excelente ferramenta metodológica no despertar de um conteúdo tão distante a ao mesmo tempo tão próximo do cotidiano.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









