ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO UNIVERSO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3316Resumen
O artigo traz o planejamento, aplicação e resultados de atividades aplicadas numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com relação a unidade temática, Estatística e Probabilidade, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular. Tendo por objetivo, além da percepção das possíveis competências que podem surgir, instigar a ideia de acaso em situações do cotidiano, trazendo pela primeira vez o conceito de espaço amostral, permitindo a coleta, interpretação e representação de dados e variáveis em tabelas e em gráficos. A importância do estudo dessa unidade foi dividida em três encontros: apresentação de conceitos fundamentais estocásticos, o Jogo de dados e o questionário “Do que você tem medo?”. Em um universo de letramento e alfabetização matemática, o lúdico se apresenta como uma excelente ferramenta metodológica no despertar de um conteúdo tão distante a ao mesmo tempo tão próximo do cotidiano.Descargas
Publicado
2020-11-06
Cómo citar
Lopes, D. A., Poffal, C. A., & Schneider Meneghetti, C. M. (2020). ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO UNIVERSO INFANTIL. VIDYA, 40(2), 417–437. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3316