ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO UNIVERSO INFANTIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3316

Resumen

O artigo traz o planejamento, aplicação e resultados de atividades aplicadas numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental, com relação a unidade temática, Estatística e Probabilidade, conforme prevê a Base Nacional Comum Curricular. Tendo por objetivo, além da percepção das possíveis competências que podem surgir, instigar a ideia de acaso em situações do cotidiano, trazendo pela primeira vez o conceito de espaço amostral, permitindo a coleta, interpretação e representação de dados e variáveis em tabelas e em gráficos. A importância do estudo dessa unidade foi dividida em três encontros: apresentação de conceitos fundamentais estocásticos, o Jogo de dados e o questionário “Do que você tem medo?”. Em um universo de letramento e alfabetização matemática, o lúdico se apresenta como uma excelente ferramenta metodológica no despertar de um conteúdo tão distante a ao mesmo tempo tão próximo do cotidiano.

Biografía del autor/a

Domingos Antonio Lopes, Serviço Nacional da Indústria - SESI/RS Prefeitura Municipal do Rio Grande - Secretaria de Educação

Mestre pelo Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT(2020), pela Universidade Federal do Rio Grande. Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PLENA pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) e graduação em ENGENHARIA CIVIL pela Universidade Federal do Rio Grande (1988). Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho(2010) pela Universidade Católica de Pelotas.Especialização em Gestão Escolar EAD pela Instituição SENAC/SP(2016) e Especialização em Ensino Lúdico EAD pela Faculdade Barão de Mauá/ SP(2015). Concursado pela Prefeitura Municipal da Cidade do Rio Grande, para desenvolver suas atividades enquanto docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro e Analista de Educação(Coordenador) da área de Educação do SESI Rio Grande

 

Cristiana Andrade Poffal, Universidade Federal do Rio Grande / Instituto de Matemática, Estatística e Física

É Bacharel em Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Computacional, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é Professora Associada (nível I) da Universidade Federal de Rio Grande. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Rede Nacional (PROFMAT).

Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande / Instituto de Matemática, Estatística e Física

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2004), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007) e doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2010). A área de concentração do mestrado e do doutorado é Geometria Diferencial. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT

Publicado

2020-11-06

Cómo citar

Lopes, D. A., Poffal, C. A., & Schneider Meneghetti, C. M. (2020). ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS: O LÚDICO COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO UNIVERSO INFANTIL. VIDYA, 40(2), 417–437. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3316