ESCOLA COMO PARTE DA REDE DE APOIO DE ADOLESCENTES EM REINSERÇÃO FAMILIAR
Resumo
O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.Downloads
Publicado
16.04.2009
Como Citar
Siqueira, A. C. (2009). ESCOLA COMO PARTE DA REDE DE APOIO DE ADOLESCENTES EM REINSERÇÃO FAMILIAR. VIDYA, 29(2), 10. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/329
Edição
Seção
Artigos