ESCOLA COMO PARTE DA REDE DE APOIO DE ADOLESCENTES EM REINSERÇÃO FAMILIAR
Abstract
O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.Downloads
Published
2009-04-16
How to Cite
Siqueira, A. C. (2009). ESCOLA COMO PARTE DA REDE DE APOIO DE ADOLESCENTES EM REINSERÇÃO FAMILIAR. VIDYA, 29(2), 10. Retrieved from https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/329
Issue
Section
Artigos