PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3275

Resumo

O presente artigo objetiva identificar e compreender a prática pedagógica inclusiva de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O delineamento metodológico utilizado foi o levantamento bibliográfico dos textos completos, publicados em anais de reuniões científicas nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período 2006-2017. O corpus constituído reúne seis artigos. Para garantir a organização e rigor da análise, inspiramo-nos no método análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2011; 2016). A análise de conteúdo revela elementos dos contextos da prática pedagógica inclusiva de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: formação continuada, experiência da docência e desempenho ativo no seu processo de formação. Tais elementos se inter-relacionam e evidenciam distintos aportes teóricos e metodológicos que dão sustentação ao processo formativo.

Biografia do Autor

Reinaldo Feio Lima, UNIFESSPA/IEA

Professor Adjunto da área Temática Educação Matemática no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Doutor em Educação (UFBA); Mestre em Educação em Ciências e Matemática (PUCRS). Especialista em Estatísticas Educacionais (UFPA); Graduado em Matemática (UEPA).

Downloads

Publicado

06.11.2020

Como Citar

Lima, R. F. (2020). PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. VIDYA, 40(2), 245–260. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3275