PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3275Abstract
O presente artigo objetiva identificar e compreender a prática pedagógica inclusiva de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O delineamento metodológico utilizado foi o levantamento bibliográfico dos textos completos, publicados em anais de reuniões científicas nacionais realizadas pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no período 2006-2017. O corpus constituído reúne seis artigos. Para garantir a organização e rigor da análise, inspiramo-nos no método análise de conteúdo fundamentado em Bardin (2011; 2016). A análise de conteúdo revela elementos dos contextos da prática pedagógica inclusiva de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: formação continuada, experiência da docência e desempenho ativo no seu processo de formação. Tais elementos se inter-relacionam e evidenciam distintos aportes teóricos e metodológicos que dão sustentação ao processo formativo.