DESAFIOS À CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS COM PROFESSORAS DE ANOS INICIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE AULA

Autores

  • Henrique Rizek Elias Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina
  • André Luis Trevisan Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3233

Resumo

Assumindo propostas de natureza colaborativa como promissoras para o desenvolvimento profissional de professores, este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os desafios à constituição e ao funcionamento de dois grupos colaborativos que buscaram realizar sessões de Estudos de Aula. A pesquisa se deu no contexto de dois programas de formação continuada de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental, um ocorrido no ano de 2018 e o outro no ano de 2019. Os dados analisados são oriundos de: (i) planejamento dos formadores para cada encontro; (ii) elaboração de diários de bordo; (iii) gravação em áudio e vídeo dos encontros; (iv) entrevista semiestruturada realizada com as professoras que ministraram as aulas. Os resultados apontam desafios como gerir as diferenças, manter a mutualidade no grupo, promover a abertura para o trabalho com o Estudo de Aula e provocar o engajamento das participantes.

Biografia do Autor

Henrique Rizek Elias, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Londrina

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Matemática da UTFPR (Londrina) e docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da mesma instituição.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9660-7303

André Luis Trevisan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Docente do Departamento de Matemática da UTFPR (Londrina) e docente permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática da mesma instituição.

ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8732-1912

Downloads

Publicado

06.11.2020

Como Citar

Elias, H. R., & Trevisan, A. L. (2020). DESAFIOS À CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS COM PROFESSORAS DE ANOS INICIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE AULA. VIDYA, 40(2), 183–202. https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3233