DESAFIOS À CONSTITUIÇÃO DE GRUPOS COLABORATIVOS COM PROFESSORAS DE ANOS INICIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE AULA
DOI:
https://doi.org/10.37781/vidya.v40i2.3233Resumen
Assumindo propostas de natureza colaborativa como promissoras para o desenvolvimento profissional de professores, este trabalho tem por objetivo identificar e analisar os desafios à constituição e ao funcionamento de dois grupos colaborativos que buscaram realizar sessões de Estudos de Aula. A pesquisa se deu no contexto de dois programas de formação continuada de professoras de anos iniciais do Ensino Fundamental, um ocorrido no ano de 2018 e o outro no ano de 2019. Os dados analisados são oriundos de: (i) planejamento dos formadores para cada encontro; (ii) elaboração de diários de bordo; (iii) gravação em áudio e vídeo dos encontros; (iv) entrevista semiestruturada realizada com as professoras que ministraram as aulas. Os resultados apontam desafios como gerir as diferenças, manter a mutualidade no grupo, promover a abertura para o trabalho com o Estudo de Aula e provocar o engajamento das participantes.