A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA
Resumo
Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa investigou as contribuições do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores do município de São Borja/RS, em especial, o PNAIC-Matemática. Participaram da pesquisa 24 professoras de 13 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja. A teoria foi embasada em obras de autores como: Imbernón, Garcia, Nóvoa, entre outros. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário misto, interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Por meio da análise dos dados obtidos na pesquisa evidenciou-se que as ações desenvolvidas no âmbito do PNAIC proporcionaram algumas reflexões em torno da atuação das professoras em sala de aula, promovendo o repensar da própria prática pedagógica.Downloads
Publicado
31.07.2020
Como Citar
Toja, A. P. U., & Fajardo, R. (2020). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA. VIDYA, 40(1), 99–116. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2960
Edição
Seção
Artigos