A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA

Autores/as

  • Ana Paula Uflacker Toja
  • Ricardo Fajardo Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Resumen

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A pesquisa investigou as contribuições do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) para a formação continuada de professores alfabetizadores do município de São Borja/RS, em especial, o PNAIC-Matemática. Participaram da pesquisa 24 professoras de 13 escolas da rede municipal de ensino da cidade de São Borja. A teoria foi embasada em obras de autores como: Imbernón, Garcia, Nóvoa, entre outros. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário misto, interpretados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Por meio da análise dos dados obtidos na pesquisa evidenciou-se que as ações desenvolvidas no âmbito do PNAIC proporcionaram algumas reflexões em torno da atuação das professoras em sala de aula, promovendo o repensar da própria prática pedagógica.

Biografía del autor/a

Ana Paula Uflacker Toja

Possui Licenciatura Matemática pelo Instituto Federal Farroupilha (2016). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Santa Maria (2018).

ORCID:https://orcid.org/0000-0001-5698-6858

Ricardo Fajardo, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Matemática - University of Rochester, NY (1992). Atualmente é professor associado na Universidade Federal de Santa Maria. Tem interesse e trabalha na área de Ensino e Educação Matemática com ênfase nos aspectos conceituais do conteúdo matemático da escola básica e superior, bem como métodos alternativos de ensino e aprendizagem. Atuou como Coordenador Institucional do Pibid-UFSM de setembro/2012 a Março/2018. Atualmente, é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9416-713X

Publicado

2020-07-31

Cómo citar

Toja, A. P. U., & Fajardo, R. (2020). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE SÃO BORJA-RS: UM ESTUDO SOBRE O PNAIC - MATEMÁTICA. VIDYA, 40(1), 99–116. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/2960

Número

Sección

Artigos