UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO MATEMÁTICO: A MATEMÁTICA DAS MÃES
Resumen
Neste artigo, relatam-se experiências que os autores tiveram no desenvolvimento de uma pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq/UFMS. Objetivou-se investigar as possíveis relações entre práticas de letramento matemático de um grupo de mães de alunos de uma escola da periferia de Três Lagoas (MS) e a formação matemática de seus filhos. Para tal, utilizamos uma metodologia de estudo qualitativa de caráter analítico-descritivo. Aqui, é apresentado um recorte dos principais pontos que encontramos no decorrer do processo do trabalho investigativo. Logo, será apresentada uma discussão sobre as estratégias mobilizadas pelas mães, que foram sujeitos da pesquisa, para auxiliar seus filhos nas tarefas escolares de Matemática. Assim, entender possíveis relações entre o uso da matemática no dia a dia por um grupo de mães de uma escola periférica, bem como as possibilidades de utilização da sua experiência enquanto meio de ‘letrar’ matematicamente seus filhos, foi importante contribuição dessa pesquisa para o ensino-aprendizagem da Matemática escolar.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









