QUESTÕES HISTÓRICAS DA EVOLUÇÃO DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO PNLEM
Resumo
Com o avanço de novas tecnologias, o homem necessita cada vez mais de conhecimentos que reflitam a realidade a respeito das causalidades da Natureza. No caso da Física, é imprescindível que as novas gerações se apropriem dos conhecimentos oriundos da Física Moderna. Compreender as teorias dessa ciência é algo complexo que pode ser facilitado pela exploração das questões históricas de produção e evolução desses conhecimentos. Dessa forma, o presente trabalho analisa como os livros didáticos de Física do PNLEM apresentam as questões históricas de evolução da Física Moderna. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se utiliza da análise de conteúdo como ferramenta de pesquisa. Busca-se verificar como os autores das obras do PNLEM exploram as anomalias de uma teoria vigente para explicar o desenvolvimento e evolução dos conceitos físicos. Ao final, verifica-se que os autores exploram esse tópico de forma e intensidade diferentes. Isso ressalta o papel do professor no processo de seleção e escolha do livro didático, tendo em vista diferentes formas de abordagem das questões históricas de evolução do conhecimento físico por parte dos autores.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









