QUESTÕES HISTÓRICAS DA EVOLUÇÃO DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO PNLEM

Autores/as

  • Lucas Dominguini

Resumen

Com o avanço de novas tecnologias, o homem necessita cada vez mais de conhecimentos que reflitam a realidade a respeito das causalidades da Natureza. No caso da Física, é imprescindível que as novas gerações se apropriem dos conhecimentos oriundos da Física Moderna. Compreender as teorias dessa ciência é algo complexo que pode ser facilitado pela exploração das questões históricas de produção e evolução desses conhecimentos. Dessa forma, o presente trabalho analisa como os livros didáticos de Física do PNLEM apresentam as questões históricas de evolução da Física Moderna. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se utiliza da análise de conteúdo como ferramenta de pesquisa. Busca-se verificar como os autores das obras do PNLEM exploram as anomalias de uma teoria vigente para explicar o desenvolvimento e evolução dos conceitos físicos. Ao final, verifica-se que os autores exploram esse tópico de forma e intensidade diferentes. Isso ressalta o papel do professor no processo de seleção e escolha do livro didático, tendo em vista diferentes formas de abordagem das questões históricas de evolução do conhecimento físico por parte dos autores.

Publicado

2011-04-15

Cómo citar

Dominguini, L. (2011). QUESTÕES HISTÓRICAS DA EVOLUÇÃO DA FÍSICA MODERNA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA DO PNLEM. VIDYA, 31(2), 16. Recuperado a partir de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/289

Número

Sección

Artigos