FERRAMENTA DE CONTROLE DA NAVEGAÇÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O FEEDBACK PROCESSUAL

Autores

  • Alberto Pessoa da Costa
  • Gilberto Orengo

Resumo

Neste trabalho, propõe-se a criação de uma ferramenta de controle da navegação, em uma aplicação hipermídia educacional, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem de Física: o feedback processual. A partir da constatação da importância didática da hipermídia e ao admitir o potencial didático-pedagógico dos recursos tecnológicos como facilitadores da aprendizagem significativa, identifica-se a importância do feedback no processo ensino-aprendizagem de Física, seja nos ambientes convencionais de ensino seja nos digitais. Dessa forma, percebe-se que o uso do meio digital pode levar ao isolamento didático do educando e, ao mesmo tempo, privá-lo do processo de reflexão crítica que o ambiente de sala de aula pode proporcionar. Assim, o feedback processual, servirá como suporte para a intervenção didático-pedagógica por parte do professor, o qual passará então a contar com um recurso digital que, apesar de não substituir o espaço sociocultural da sala de aula, permitirá uma compreensão maior das dificuldades de aprendizagem.

Downloads

Publicado

07.04.2012

Como Citar

da Costa, A. P., & Orengo, G. (2012). FERRAMENTA DE CONTROLE DA NAVEGAÇÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O FEEDBACK PROCESSUAL. VIDYA, 32(2), 12. Recuperado de https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/272

Edição

Seção

Artigos