FERRAMENTA DE CONTROLE DA NAVEGAÇÃO EM HIPERMÍDIA EDUCACIONAL PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA: O FEEDBACK PROCESSUAL
Abstract
Neste trabalho, propõe-se a criação de uma ferramenta de controle da navegação, em uma aplicação hipermídia educacional, como facilitadora do processo ensino-aprendizagem de Física: o feedback processual. A partir da constatação da importância didática da hipermídia e ao admitir o potencial didático-pedagógico dos recursos tecnológicos como facilitadores da aprendizagem significativa, identifica-se a importância do feedback no processo ensino-aprendizagem de Física, seja nos ambientes convencionais de ensino seja nos digitais. Dessa forma, percebe-se que o uso do meio digital pode levar ao isolamento didático do educando e, ao mesmo tempo, privá-lo do processo de reflexão crítica que o ambiente de sala de aula pode proporcionar. Assim, o feedback processual, servirá como suporte para a intervenção didático-pedagógica por parte do professor, o qual passará então a contar com um recurso digital que, apesar de não substituir o espaço sociocultural da sala de aula, permitirá uma compreensão maior das dificuldades de aprendizagem.Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









