CÁLCULO E ANÁLISE: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS DO GT04 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR
Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar o mapeamento das pesquisas realizadas no âmbito do GT04 - Ensino Superior - da SBEM. O corpus de análise compreendeu 139 artigos que correspondem a parte das publicações deste Grupo desde sua criação. Optamos por retratar, neste trabalho, as 61 investigações relativas às temáticas Cálculo Diferencial e Integral, Análise Matemática e intersecções desses campos de conhecimento. Os dados obtidos evidenciaram que a maior parte dos estudos refere-se a objetos matemáticos normalmente abordados em cursos iniciais de Cálculo e, em relação à Análise, há uma concentração de produções voltadas aos processos de ensino e de aprendizagem do conceito de número real. Constamos a existência de poucas pesquisas sobre Cálculo cujos sujeitos são professores e também que há uma demanda por trabalhos que contemplem as especificidades do Cálculo e da Análise e as complementaridades entre essas duas áreas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas desde que citada a fonte conforme a licença CC-BY da Creative Commons.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.









